Oficina Põe no Papel

XVII Congresso da ABPI no Rio de Janeiro

Home  >>  Blog  >>  XVII Congresso da ABPI no Rio de Janeiro

Estar em um congresso como esse é um oásis nos tempos tenebrosos em que vivemos hoje e foi essa a  mensagem, da diretora da Faculdade de Letras da UFRJ, que me marcou no início do XVII Congresso da ABPI. Ouvir dos organizadores e outras autoridades que participaram da mesa de abertura do evento que neste ano a participação de alunos de graduação foi maior do que no ano passado e que em Curitiba estão trabalhando para incluir italiano no ensino básico é realmente um oasis numa perspectiva do inglês como imposição de língua hegemônica no ensino básico.

IMG_1950

O tema do Congresso nos convida a pensar sobre: “Trânsitos, migrações, e circulações: a Itália e o italiano em movimento”. De fato a história do povo italiano é marcada não só por movimentos artísticos e científicos como foi o renascimento, mas também pela circulação do povo. Afinal, quantos de nós temos um sobrenome italiano, mas que muitas vezes não conhecemos sequer a pronúncia correta? 

Ensinar italiano vai além de explicar a pronúncia, para mim significa unir os laços rompidos na imigração, aprender italiano é evidenciar em nós a essência italiana que nos marca como brasileiros descendentes de italianos.

E aqui nesse congresso espero compartilhar com meus colegas as experiências de, como professores, sermos agentes de trânsito, migração e circulação da Itália e do italiano no Brasil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *