Oficina Põe no Papel

Tudo sobre meu intercâmbio na Itália!

Home  >>  Blog  >>  Tudo sobre meu intercâmbio na Itália!

O intercâmbio é um excelente meio para conhecer a cultura de um país, pois ele proporciona experiências de viagem e também da imersão no cotidiano local, assim você pode se divertir como turista, aprender com o olhar estrangeiro do viajante e compartilhar a realidade de quem vive ali.

Há várias modalidades de intercâmbio que podem variar de acordo com a sua disponibilidade de tempo, investimento e objetivos. Durante minha graduação eu tentei programas de intercâmbio universitário, em que é possível fazer um semestre ou até dois anos em uma faculdade estrangeira conveniada. Nesse caso o comprometimento é maior e a experiência mais enriquecedora, pois o pacote universitário de aprendizado + pressão na provas ganha outras proporções.

Este intercâmbio que eu vou fazer é bem mais tranquilo, trata-se de um curso de língua e cultura durante todo o mês de Julho, justamente o mês de férias na Europa! Então a maioria dos cursos e intercâmbio que você encontrar nos meses de Julho e Agosto serão cursos de férias e por isso mais leves do que cumprir um semestre de graduação. As vantagens disso é que dá pra aproveitar bem o verão europeu e os eventos legais que só acontecem na alta temporada, por exemplo, eu vou ter a chance de aproveitar o festival de Jazz em Perugia! Por outro lado, as passagens e hospedagem nesse período ficam muito altas, a que eu comprei custou quase o dobro do preço em outros períodos como Outubro ou Março.

Então como eu fiz pra conseguir um curso de férias na Itália e gastando pouco? BOLSAS DE ESTUDO!

Fiquem atentos às oportunidades de bolsas de intercâmbio do Rotary e das próprias universidades. Uma amiga compartilho o anúncio na página do Rotary de Perugia e eu fiz a inscrição no começo de Março com o meu currículo vitae em italiano e o formulário do site, mas como não tinha recebido nenhuma confirmação, acabei esquecendo… até que em Abril recebi um e-mail dizendo que eu tinha sido selecionada para a bolsa de intercâmbio, incluindo o curso, hospedagem e alimentação.

Agora acompanhem a Oficina Põe no Papel no facebook e no instagram para saber mais informações sobre sobre a programação e outros detalhes do curso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *