Oficina Põe no Papel

A Bienal é das crianças

Home  >>  Blog  >>  A Bienal é das crianças

Visitei a Bienal do Livro de São Paulo e eu já esperava encontrar muitas coisas geeks e de cultura pop e como já falei em outro post isso só nos mostra o quanto os livros são consumidos pelos jovens a ponto de trazer o universo da internet para a estante, ou pelo menos eu prefiro acredita nisso do que pensar que transformaram youtubers em escritores só para aumentar a quantidade de produtos rentáveis de um canal.

Quanto ao público infantil destacamos um stand da Disney que divulgava o novo filme Moana e o stand da Turma da Mônica que parecia um verdadeiro parque de diversões, o que eu acho ótimo porque para as crianças os livros devem ser sinônimo de diversão mesmo. Mas durante o tempo em que eu estava lá, eu só procurava pelas editoras e livros que me interessavam, não voltei meu olhar para baixo, isto é, para a altura das crianças.

Eu só fui perceber tudo isso quando já estava indo embora e conheci a Mileni, ela tem 9 anos e estava usando uma camiseta com estampa do Sansão que me parecia escolhida especialmente para a ocasião. Ela me contou que acenou para o Maurício de Sousa e ele acenou de volta, e que também conseguiu um autógrafo do autor do Menino Maluquinho e quando eu disse o nome do Ziraldo ela riu, porque era um nome muito engraçado. Ela também me mostrou um gibi personalizado que fez no estande da Turma da Mônica, me contou que queria ser escritora e desenhista de história em quadrinhos e também que sua conta no instagram tinha mais de 200 seguidores.

Sem saber a Mileni me mostrou que estamos no caminho certo: Internet e Literatura tem tudo a ver. Algumas coisas continuam iguais, os quadrinhos geralmente são a porta de entrada para a formação de leitores, mas agora as crianças já sabem que podem produzir e colocar seus textos para circular e não precisam ser ‘gente grande’ pra isso.

Ainda vou tentar voltar pra Bienal, mas ao invés de procurar as palestras dos autores, vou passar um tempinho na fila dos estandes infantis para conhecer os leitores/autores em formação. Obrigada pelo ensinamento Mileni e por favor, continue fazendo perguntas e propondo desafios.

Nos vemos nos próximos posts,

leila2


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *