Oficina Põe no Papel

Autores da Bienal do Livro 2016

Home  >>  Blog  >>  Autores da Bienal do Livro 2016

Os autores da Bienal do Livro de São Paulo já foram anunciados. A lista disponível no blog da Bienal ainda não está completa, apenas nove nomes foram citados, dentre eles três Youtubers, quatro autoras de língua inglesa, uma irlandesa e um autor também de língua inglesa. E hoje nós vamos conversar sobre o que a escolha desses autores tem a nos dizer.

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um dos maiores eventos literários do país, acredito também que seja um dos mais importantes. Outros estados como Minas e o Rio de Janeiro também realizam este tipo de evento, o Rio ainda traz o Festival Literário Internacional de Paraty que tem um jeitinho mais cult e por isso menos popular do que a Bienal de São Paulo.

E é justamente o fato de ser tão popular que o torna mais importante, na Bienal nós vemos a literatura acontecer. Escolas, grupos familiares, grupos de amigos, pessoas solitárias, autores iniciantes, autores consagrados, autores estrela, enfim todos estão lá misturados às editoras com seus lançamentos, sebos e barraquinhas de Leve 10-Pague 5.

E pra mim este é um dos principais motivos para esperar a Bienal, eu quero ver quem está lendo e quem está sendo lido. Agora, voltando ao assunto dos nomes escolhidos e as minhas hipóteses (e nunca conclusões):

Mais Mulheres

Screenshot

Imagem retirada do site da Bienal: http://www.bienaldolivrosp.com.br/

Não é preciso dizer que é sempre uma conquista a ser comemorada quando um evento de grande porte traz mais a voz feminina que é ainda é tão oprimida, apesar de nenhuma autora convidada ser conhecida por algum tipo de militância ou pertencer à alguma minoria, quanto mais mulheres melhor.

Sobre o que eles escrevem (ou o que seria literatura de qualidade)

Confesso que eu não li nenhum dos livros mais conhecidos dos autores internacionais, mas lendo o resumo dado pelas editoras o que temos é o seguinte:

Uma fan-fiction ‘canonizada’ da saga Star Wars, dois livros que se passam no ensino médio onde a protagonista perde uma irmã e conhece um garoto (por quem obviamente se apaixona) e que a ajudará a vencer seus problemas, uma distopia que não entendi muito bem e uma espécie de Fantasma da Ópera, mas a protagonista se apaixona por um famoso cantor lírico e aprende a cantar para conquistá-lo, etc etc..

Com isso sabemos que a cultura pop cria leitores e que a literatura de formação estão em destaque, isto significa que os jovens estão lendo. Uma literatura aparentemente pasteurizada por trazer enredos parecidos e referências pop, sim, mas estão lendo.

Daqui eu não posso passar sem ter lido os livros, então me comprometo a fazer a resenha de pelo menos um deles e compartilhar aqui com vocês.

Autores Youtubers

Nãããããão!

Maju Trindade tem 26 vídeos onde ela faz tags de adivinhar a música, falar o que tem no celular,etc.. e 1milhão de seguidores no Youtube, o Lucas Rangel também tem mais vídeos de conteúdo aleatório e por fim, o Rezende Evil trouxe a proposta que eu achei mais interessante, ele usa o jogo Minecraft para criar sagas de aventura e aparentemente uma delas virou um espetáculo teatral que sairá em turnê em Julho.

Apesar do recalque que pode estar escondido nesses comentários sobre os autores convidados para a Bienal, eu fico muito empolgada e curiosa pra saber como a internet pouco a pouco vai transformando todas as outras formas de informação e cultura que nós conhecemos atualmente.

Se antigamente os grandes autores saíam das crônicas de jornal e colunas em revistas, hoje eles saem do Youtube e de fanfictions. Diante disso nós podemos ignorar o fenômeno e falar que isso não é literatura e que não queremos adolescentes berrando na bienal (como eu li em um comentário na página do evento) ou tentar descobrir como um canal do Youtube vira atração literária. Eu opto pela segunda opção e termino esse post antes de fazer a terceira promessa.

Nos vemos no próximo post,

leila2


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *