Oficina Põe no Papel

O que é ser escritor?

Home  >>  Blog  >>  O que é ser escritor?

Costumava dizer que queria ser escritora quando crescesse. Aí eu cresci e entrei na faculdade de Letras pra ser escritora, agora estou prestes à me formar e ainda não ‘virei escritora’ e nem coisa nenhuma, mas olha só, hoje eu escrevo para o meu blog e tenho uma coluna mensal no site Fala Dela. No total  Então se eu escrevo, mas ainda não me sinto escritora, o que é ser escritor?

Nós temos uma imagem muito idealizada desse ofício, tenho a impressão de que ele é único que dispensa o trabalho técnico, para escrever basta ser um escolhido pelas musas. Enquanto isso o nosso imaginário coletivo apresenta o ensaio de bailarinos e atores, o pintor com o avental sujo de tinta e o escritor diante da máquina de escrever e uma expressão de um gênio que contempla a maior obra do século.

Sabe o que eu vejo nessa expressão? 

"O escritor é escrito quando escreve. [...] Um escritor com frio é exatamente igual a um farmacêutico com frio." - José e Pilar, pg.46-47

“O escritor é escrito quando escreve. […] Um escritor com frio é exatamente igual a um farmacêutico com frio.” – José e Pilar, pg.46-47

A beleza deste ofício também vem da prática, do rascunho, das ideias brilhantes que não sabemos começar. O que define o ponto exato em que nos tornamos escritores? Uma vez eu fiz essa pergunta em uma palestra na Casa das Rosas e os autores presentes me responderam que foi no contato com a editora, ora no primeiro autógrafo e entre minhas anotações dessa palestra encontrei o seguinte:

“Não espere ser aquilo que você quer ser para publicar, não espere. Publique agora. Aquilo que você escreveu fazia parte daquele seu momento.” – Coloquei entre aspas, mas não sei se é reflexão minha ou de algum palestrante…

Então se você tem um história guardada, publique. Coloque ela para circular, deixe-a conversar, escutar e criar asas. A gaveta é um lugar muito triste para se viver, não acha? As críticas virão, então aprenda a acolhê-las e trabalhar com elas para os seus próximos escritos.  Não pense que as pessoas estão te julgando, elas estão reagindo ao seu texto e isso é muito melhor do que um texto apático.

Combinado que vamos escrever e publicar e deixar nossos textos livres para crescer? Combinado!

Ps.: Se precisar de uma ajudinha pra por a ideia no papel é só me procurar 😉

Então nos vemos nos próximos posts,

leila2


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *