Oficina Põe no Papel

Mulheres Inspiradoras: Olga Benário

Home  >>  Blog  >>  Mulheres Inspiradoras: Olga Benário

A biografia Olga publicada pelo jornalista Fernando Morais foi lançada em 1985 e ganhou o Prêmio Pedro Nava como livro do ano. Eu comprei a 8ª Edição desse livro em um sebo em 2003, quando eu tinha 16 anos, e ela foi publicada um ano depois do lançamento e de acordo com uma errata do livro foram vendidos 75.000 livros até a 5ª Edição. Atualmente o livro está na 13ª Edição e deu origem à um filme em 2004.

Olga me dando forças desde 2009 <3

E o que eu quero dizer com esses números? Eu quero dizer que essa história passou pelas mãos de milhares de pessoas, nas idades mais variadas e é praticamente impossível ler o livro sem perceber alguma mudança na sua vida. A vida dessa mulher, Olga Benário Prestes, mudou os rumos da história e mexe com a gente até hoje. 

O que mudou em mim foi perceber a paixão com que ela se dedicava à vida. Sua militância foi intensa e transformadora e ao mesmo tempo ela se apaixonou por Luís Carlos Prestes e lutou também para ter uma família. Toda sua força atingiu proporções gigantescas para defender sua filha. E é essa história, a história de uma mulher que militou pela sociedade e lutou por sua família que passou pela mão de milhares de pessoas.

Nessa semana especial do Dia da Mulher eu me pergunto, além de Olga, quantas outras mulheres travam batalhas diariamente para viver em um mundo melhor? Quantas tiram forças além da capacidade humana para proteger seus filhos? Quantas tem livros e filmes contando sua história? Podemos reconhecer Olga Benário em Malala Yousafzai que sofreu um atentado por lutar pelo direito de estudar, podemos reconhecê-la em todas as mulheres que foram privadas de seus filhos, em todas as mulheres que foram violentadas, em todas as mulheres que lutam por seus direitos. Olga está em todas nós.

Amanhã nós vamos falar da Revista Capitolina e sobre como elas abriram uma nova opção para conteúdo adolescente 😉

Nos vemos no próximo post,

leila2


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *