Oficina Põe no Papel

Estou na faculdade e agora?

Home  >>  Blog  >>  Estou na faculdade e agora?

Você passou no vestibular, já fez a festa, atualizou o facebook e compartilhou a novidade em todas as redes sociais! E agora é só esperar o dia da matrícula né? Ah… mas tem que procurar casa e a passagem do ônibus quanto é? Não conheço ninguém nessa cidade e agora?

Se você vai se mudar pra outra cidade o primeiro passo é procurar um lugar pra ficar, procure no site da universidade se há possibilidade de moradia estudantil ou algum auxílio do tipo por que aluguel não é fácil pra ninguém né? Outra opção é procurar um pensionato ou uma república, aí você já aproveita pra fazer novos amigos na cidade.

Galera da rep

Tudo isso você pode encontrar facilmente em grupos no facebook com a maior facilidade, mas é sempre bom fazer aquela pesquisa básica no google mapas pra ver se o lugar é legal, procure saber como é o movimento nos horários que você volta da faculdade caso estude à noite e também aos domingos, afinal não é nada legal passar uma rua deserta quando você está cheio de malas por que acabou de voltar da casa dos seus pais, certo?

Agora é uma boa hora de buscar as oportunidades. Tente traçar um objetivo e comece a procurar por ele desde o primeiro dia de aula. Se entrou na faculdade pra conquistar seu espaço no mercado de trabalho? Então procure se informar sobre estágios, entre em contato com os lugares que estão na sua mira e mostre seu interesse.

Então é por pesquisa que você interessa? Procure xs professorxs que estudam matérias de seu interesse e converse com elxs, participe de grupos de estudo, fique atento às palestras, vire ratx de biblioteca. E para encontrar essxs professorxs olhe no currículo do curso e procure a matéria que mais te interessa ; vale assistir uma aula pra ver se você gosta e olhar o Lattes pra conferir se o tema de estudo te interessa.

Calorou escolhendo por onde começar…

Se sente um pouco perdido? Então procure os coletivos da faculdade, fique atento ao que acontece fora do horário da aula e participe do máximo de coisas que puder. Se você foi morar em outra cidade, explore: conheça os museus, bibliotecas públicas, vale até escolher um lugar favorito para frequentar e fazer amigos. Você não vai se arrepender!

Outra dica valiosa para quem está começando na faculdade é: anote toda a bibliografia que você estudar em um arquivo no computador com um pequeno fichamento indicando se o texto está em xerox, se é um livro da biblioteca ou se você comprou e faça um resuminho de três linhas com palavras-chave. Quando chegar no final do curso você vai ter um catálago completo de tudo o que estudou e isso vai ser muito útil no futuro, principalmente se seu curso exige tcc.

E aí? Gostou das dicas? Tem alguma coisa que você gostaria de compartilhar com os calouros ou alguma dúvida sobre a faculdade? Então comente aqui


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *