Oficina Põe no Papel

Como escolher o curso ideal

Home  >>  Blog  >>  Como escolher o curso ideal

Chegou o grande momento de escolher seu curso da faculdade, seja pela matrícula no SISU ou na hora da inscrição, bate aquele friozinho da barriga só de pensar que essa escolha é definitiva e irá decidir todo seu futuro. #SQN

Nós já falamos sobre isso aqui, a faculdade deve ser pensada como uma ferramenta, um caminho para se chegar à um objetivo (a não ser que seu objetivo seja a pesquisa acadêmica). Então na hora de escolher o curso que melhor atenda às suas necessidades, é bom conferir alguns critérios que muitas vezes só quem já passou pela faculdade podem conhecer e por isso nós vamos te dar 6 dicas que só um veterano pode te dar, vamos lá?

Você na feira de profissões sem saber por onde começar

1º Passo: Antes

Como nós já conversamos antes é preciso saber quais áreas servem para o caminho que você quer seguir, por exemplo, você que adora ler e escrever deve saber que há mais de uma possibilidade de curso para desenvolver suas habilidades. 

Vale a pena visitar feiras de profissões e conversar com as pessoas ali, pergunte como elas escolheram o curso, o que elas gostariam de fazer antes da faculdade e se isso foi o que elas fizeram depois. Isso é muito importante, pois durante o curso surgem oportunidades que podem mudar seu rumo (e isso é ótimo)! Agora experimente o caminho contrário e pergunte às pessoas que já trabalham com o que você quer qual curso elas fizeram. 

Sua cara depois de entrar nos grupos da faculdade e ver o que te espera…

2º Passo: Durante

Você quer estudar letras, mas sabe o que é linguística? Quer fazer design de games, mas não suporta matemática?E as aulas, tem que ler muito? Os textos são fáceis de achar? Será que usa apostila?

Para tirar todas essas dúvidas, o melhor caminho é procurar grupos de faculdade no facebook e ver o que se fala ali, fazer perguntas ao veteranos pra descobrir se é mesmo sua praia, pesquisar as matérias que se estudam e quem sabe ler alguma coisa da bibliografia indicada, se você tiver oportunidade vale tentar assitir alguma aula do seu interesse pra não se decepcionar depois.

E se você se interessa por pesquisa, procure as àreas de pesquisa da universidade, navegue pelo site da CAPES, FAPESP e CNPQ acompanhe o calendário de simpósios e apresentações, experimente antes para poder decidir com calma.

Chegando no mercado de trabalho

3º Passo: Depois

Agora se você está focado no mercado de trabalho, pesquise também as oportunidades de emprego em sites como o Vagas.com, Catho e LinkedIN, a descrição do trabalho combina com você? É isso mesmo que você quer fazer? Aproveite e tente entrar em contato com as empresas que estão no seu foco, seja curioso e mostre interesse, pergunte o que eles procuram e já entre na faculdade bem direcionado.

Ou você sabe o que quer fazer, mas não existe um “nome” ou uma “empresa” certa pra sua profissão? Melhor ainda, procure por colegas de curso que têm os mesmos sonhos que você e comecem desde cedo, organize coletivos e botem as mãos na massa!

Enfim, a dica é que o vestibular não é uma barreira instransponível entre você e a faculdade. Antes de decidir, você pode muito bem visitar, conhecer e experimentar para ter certeza se é isso mesmo. E se não for… aguarde as próximas publicações que nós vamos falar sobre isso também 😉

leila2


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *