Oficina Põe no Papel

Livros obrigatórios para o vestibular

Home  >>  Blog  >>  Livros obrigatórios para o vestibular

Hoje nós vamos falar sobre os tais livros obrigatórios para o vestibular, fiz uma breve pesquisa e constatei que a lista da fuvest para 2016 é exatamente a mesma de 2010, ano em que prestei vestibular e não me surpreenderia se fosse a mesma lista de 80 atrás quando a USP foi fundada.

Como já disse nos posts anteriores dessa série, o vestibular se tornou uma instituição tão importante para a educação que influenciou toda a estrutura do ensino, e agora as escolas de Ensino Médio são mais conhecidas como “Curso Preparatório para o Vestibular”. Então vamos aproveitar essa oportunidade de oferecer outros livros na lista, pois assim eles seriam distribuídos nas escolas públicas e levantariam outros debates.

-Ah, mas são livros clássicos e os clássicos são eternos – você poderia dizer, mas então só por isso eles já seriam de leitura obrigatória na escola e não precisariam disperdiçar a oportunidade de apresentar livros  para os vestibulandos. Eles são ótimos para se ter um panorama de como se formou a literatura brasileira, ou seja, são ótimos para a formação do aluno e como objeto de estudo para os especialistas, mas há outros livros que podem ajudar o futuro universitário a começar a expandir os horizontes.

Essa minha lista seria dividida em algumas categorias com várias sugestões em cada uma delas, então o candidato seria obrigado a ler pelo menos um título de cada categoria, assim cada estudante teria mais autonomia e cada um teria uma formação diferente.

Livros para abrir a mente

Como eu disse nos outros posts a nossa educação é muito eurocêntrica, então eu recomendaria alguns livros de mitologia indígena, afriacanas, indianas e asiáticas, por exemplo, a coleção Mitos do Mundo da fal(ec)ida Cosac Naify.

fonte: http://armazemcultura.com.br/produto/sobrevivi-posso-contar-2/

fonte: http://armazemcultura.com.br/produto/sobrevivi-posso-contar-2/

Livros para entender as pessoas

Sou fã de biografias, sempre aprendo muito mais com histórias reais e fico pensando o que faria se fosse comigo. Então pra criar um pouco de empatia nesse mundo tão insensível, seria interessante que os estudantes entrassem em contato com este tipo de literatura.

Nesta categoria eu recomendaria Viagem Solitária que é a biografia de João W. Nery, o primeiro trans homem do Brasil; Sobrevivi… Posso Contar que conta a vida de Maria da Penha. Com certeza há muitos títulos que poderiam entrar nessa lista, mas escolhi esses dois pois não são nomes conhecidos por terem alcançado poder ou algum tipo de prestígio social, justamente o contrário, eles devem ser conhecidos por terem realizado o grande feito de viver quando a sociedade parecia querer o contrário.

Livros para respeitas a natureza

Confesso que dessa área eu também não conheço muito e por isso mesmo é importante incluir nas minhas categorias obrigatórias do vestibular, pois o mundo está sofrendo mudanças e nós precisamos compreender isso. Então fiz uma breve pesquisa para saber o que há de interessante e encontrei três livros que apresentam três pontos de vista diferentes: Gente do Mar, Juventudes do Campo e Nos Caminhos da BR-36

Gostou da nossa lista? Já leu algum deles ou recomendaria outros?

Nos vemos nas próximas publicações,

leila2

 

(Quando o post foi escrito em 8/01/2016 ainda estavam disponíveis no site todos os volumes da coleção, com exceção de “Palavra Cigana” e “O Mundo de Cabeça para Baixo”)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: