Oficina Põe no Papel

Faculdade pra que(m)?

Home  >>  Blog  >>  Faculdade pra que(m)?

fonte: https://goo.gl/Ey5jzs

fonte: https://goo.gl/Ey5jzs

Ao sair do Ensino Médio a maioria dos estudantes tem pelo menos 17 anos e um desejo muito grande de passar no vestibular. Afinal de contas  esse é o nosso percurso natural: passamos pelo menos dez anos na escola, depois vem “a melhor fase da sua vida” na universidade e enfim você está apto a arrumar um bom emprego e contar os dias para a aposentadoria.

Pare e pense quantas propagandas você já viu dizendo que essa ou aquela faculdade têm maior aceitação no mercado de trabalho e que pessoas graduadas recebem salários melhores? Além de muitas escolas que divulgam seu sistema de ensino mostrando a quantidade de alunos que passaram no vestibular. É claro que essa é uma lógica de educação quantificada, tratada como investimento de capital que promete como retorno posição no mercado de trabalho e também excluí quem não tem acesso à esse “investimento”.

Se essa é a primeira vez que você vê as coisas por esse ângulo, provavelmente sua vontade agora é “largar tudo” e ir vender arte na praia né? Oras, se esse tudo se refere à história que contamos ali em cima saiba que nós te damos total apoio! Por isso, antes de pensar no vestibular, rankings e currículos pense: O que quero fazer?

Aproveite seu tempo para explorar todas as possibilidades, pense nas coisas que você gosta de fazer no tempo livre, é possível transformá-las em uma profissão? O que é preciso para isso se tornar realidade? Se a faculdade fizer parte deste caminho, ótimo! Senão pesquise mais sobre o assunto, procure pessoas que já fazem o que você deseja e converse com elas!

Faça um pouco de tudo, arrume um emprego para ver como é difícil conseguir dinheiro, faça trabalho voluntário para sair da zona de conforto, tente fazer uma viagem com os amigos para perder o medo do desconhecido, enfim há muitos modos de crescer, se conhecer e se preparar para a vida que podem ser muito melhores do que mais um de ano de cursinho. E se por algum motivo você acredita que não tem outra escolha, fique calmo porque a vida pode ser uma só, mas dentro delas há milhares de oportunidades que mais cedo ou mais tarde você vai descobrir!

Então conta sua história pra gente aqui nos comentários, tenho certeza que você não está sozinho nessa!

Espero vocês nas próximas publicações,

leila2


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: