Oficina Põe no Papel

Combatendo a Procrastinação e Outros Vilões

Home  >>  Blog  >>  Combatendo a Procrastinação e Outros Vilões

Procrastinação. Sim amigues, estamos falando da maior vilã da produtividade, de quem vai te roubar as horas de sono no fim de semestre, da responsável por estragar agradáveis tardes de verão e transformá-las em recuperação. Se você está lendo este blog, mas sabe que deveria estar estudando, continue lendo este post (mas só este post!) e vá colocar a mão na massa! 

Oh céus! O que fazer para combater esse mal?!
Não temam, meu caros seguidores! Pois reunindo minhas experiências pessoais, dicas preciosas de amigos e alguns truques da internet, vim apresentar a primeira série de publicações da Oficina Põe no Papel sobre como combater a procrastinação e outros vilões da produtividade.

Preparando o QG
Para combater o bom combate é preciso estar atento e conhecer muito bem seus pontos fortes e também os pontos fracos do inimigo. Como eu disse, atenção é a palavra-chave aqui.

Por isso bloqueie toda fonte de distração e prepare sua mesa de estudos de modo que só fique ao seu alcance aquilo que você realmente precisa para estudar. Esqueça televisão e celulares e se for preciso até os enfeites da sua escrivaninha (a Madalena vai nos perdoar por isso). Deixe à sua disposição o caderno, os livros, um copo de água e lenços de papel, assim você não vai precisar se levantar da mesa sem necessidade.

Exemplo de mesa arrumadinha (que obivamente não é igual a minha)

Exemplo de mesa arrumadinha (que obivamente não é igual a minha)

A palavra é es-tra-té-gia
Crie um ambiente agradável para o estudo, se você pesquisar na internet vai ver que o ideal é se dedicar de três à seis horas por dia para isso, logo você vai passar bastante tempo em um espaço estrategicamente pensado para favorecer a concentração. MAS isso não significa que ele tenha que ser chato e desagradável.

Experimente fazer uma listinha de metas bem humorada, por exemplo, entre no clima do nosso post e faça a lista “Combate n°1: Prova final de (insira aqui uma prova final à sua escolha)” e complete colocando uma missão pra cada matéria que você precisa estudar.

Você também pode substituir a água por linhaça um suco bem fresquinho no verão, um chocolatinho quente no inverno ou simplesmente deixar um saquinho de chá na caneca pra dar aquele tchans, sabe?

Use a tecnologia à seu favor
Como eu sou uma líder generosa, vou lhes conceder uma última desculpa para ficar mais um pouquinho nas internets, mas isso só vale pra quem precisa estudar no computador (ou seja…). Procure aplicativos que bloqueiam alguns sites como redes sociais e outras fontes de distração, você também pode encontrar várias extensões para o navegador que funcionam como um cronômetro para marcar os tempos de estudo e descanso ou ainda algum que te lembre de fazer alongamentos e beber águaConfira neste post nossa seleção com os melhores recursos do Google!

Pronto, agora você tem todos os recursos para estudar bonitinho e acabar de uma vez por todas com a procrastinação! Mas se você sentir que precisa de uma atenção especial para se organizar nos estudos procure nosso serviço de coaching acadêmico e fique tranquilo!

Comente aqui suas dicas infalíveis contra a procrastinação e continue nos acompanhando no facebook para receber os novos capítulos do nosso Guia das Galáxias!

Espero você nas próximas publicações,
leila2


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *